Guia para o preenchimento da Ficha Catalográfica
Este manual tem como objetivo orientar os usuários do sistema de geração de fichas catalográficas da Faculdade Serra da Mesa, fornecendo instruções detalhadas sobre o preenchimento dos campos necessários para a criação de uma ficha catalográfica completa e precisa.
Nome: Informe seu primeiro nome.
Ex: José; Maria.
Sobrenome: Informe seu sobrenome completo. Caso haja nome com indicação de parentesco, este deve ser incluído.
Ex: Abreu de Castro; Souza Andrade Neto.
Título do trabalho: Informe o título do trabalho. Se houver subtítulo, insira no campo de Subtítulo, não é necessário colocar dois pontos (:).
Subtítulo do trabalho: Informe o subtítulo do trabalho
Instituição: A instituição é preenchida automaticamente pelo sistema.
Cidade: A cidade é preenchida automaticamente pelo sistema.
Estado: A sigla do estado é preenchida automaticamente pelo sistema.
Ano: informe o ano no qual o trabalho foi publicado.
Folhas: Informe a quantidade total de folhas do trabalho. Somente números.
Tipo de Trabalho: Indique o tipo do trabalho (ex: TCC, Tese, Dissertação, etc.).
Curso/Programa: Selecione seu curso ou programa. Tenha atenção ao nível correspondente. Ao encontrá-lo, clique para selecionar.
Titulação: Selecione a titulação do(a) orientador(a).
Nome do orientador: Informe o nome do(a) orientador(a)
Sobrenome do orientador: Informe o sobrenome do(a) orientador(a).
Notas: Marque os itens que compõem seu trabalho (Siglas, Mapas, Fotografias, Abreviaturas, etc...). É possível selecionar várias opções.
Assuntos (mín. 2): Insira de 2 a 6 assuntos que representem os principais temas do seu trabalho. A primeira letra de cada expressão deve ser maiúscula, e o restante minúscula, exceto para nomes próprios.
Ex: Engenharia mecânica. Bacia do rio São Francisco.
Atenção: Caso tenha dúvida sobre o preenchimento dessa opção, procure a biblioteca para orientações..
Classe CDD: Selecione a classe CDD que melhor representa o seu trabalho. A classe CDD é um sistema de classificação utilizado para organizar livros e outros materiais em bibliotecas.
Subclasse CDD: Após selecionar a classe, escolha a subclasse correspondente. A subclasse CDD é uma subdivisão da classe, permitindo uma organização mais específica.